Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva
- Heloisa Rocha
- 26 de mai.
- 3 min de leitura
Concurso integra a programação da edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro.

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva, atividade que integra a programação da edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva.
Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 09 de junho e, para isso, é preciso preencher a ficha de inscrição e anexar os trabalhos neste link. Com o objetivo de expandir os horizontes da Semana de Moda Inclusiva, o coordenador geral Eduardo Alves e a diretora executiva Luane Sales explicam que, ademais de internacionalizar o prêmio, a edição deste ano terá o dobro de espaço, oferecendo mais estrutura e um número maior de expositores. Além disso, os três primeiros colocados irão ganhar uma máquina de costura doméstica e tecido da Cedro Têxtil, sendo 20 metros para o 3º lugar, 30 metros para o 2º lugar e 50 metros para o 1º lugar.
Marcada para acontecer nos dias 20 e 21 de setembro, a edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva contará com uma programação diversificada, a exemplo da oficina de adaptação de roupas na Apae de Campo Grande para mães e cuidadores e da Oficina Pigmentação da Resistência com a artista plástica indígena e com deficiência Sol Terena aos estudantes da Associação Juliano Varela, que atua na defesa e na garantia dos direitos e do atendimento da pessoa com deficiência intelectual.
Por meio de desfiles, palestras e workshops, a Semana de Moda Inclusiva tem tido um papel importante na promoção da inclusão e da diversidade da moda sul-mato-grossense, especialmente por disseminar a importância da representatividade e do respeito à diversidade. Prova disso é que os idealizadores do projeto Bocaiuva Moda Inclusiva têm notado um aumento da participação de modelos com deficiência em desfiles de festivais culturais do Mato Grosso do Sul - estado em que a Semana de Moda Inclusiva é realizada - e de políticas públicas em editais de cultura destinados à moda, onde há uma categoria específica para a moda inclusiva.

Além de impulsionar a moda inclusiva sul-mato-grossense, o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva tem sido um marco na carreira de muitos estilistas brasileiros, a exemplo de Simone Marinho e Daniele Tavares - vencedoras da edição do ano passado.
Composto por um conjunto de calça, regata e colete, o modelo campeão foi pensado na dificuldade que as pessoas com mobilidade reduzida tem em vestir o jeans. Assim, as estilistas elaboraram uma calça cargo de tecido maleável com bolsos funcionais para acomodar a sonda ou os pertences de quem tem fraqueza muscular. Além disso, a peça conta com dois zíperes destacáveis e argolas, facilitando o ato de vestir. Já o colete possui um capuz para proteger a pessoa da chuva e bolsos frontais com fechamento em tiras de velcro, destinado a quem não tem coordenação motora fina. E, finalmente, a regata dispõe de aberturas tanto na lateral quanto nas alças, oferecendo conforto e autonomia a quem tem pouca mobilidade nos braços e no tronco.
Sobre a conquista, Simone Marinho e Daniele Tavares garantem que a classificação em primeiro lugar reforçou ainda mais a a ideia de que estão no caminho certo. E ainda afirmam que o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva está comprometido em fazer a diferença e levar o segmento da moda inclusiva com mais força a outros espaços, tornando a inclusão na indústria da moda como algo natural e de grande relevância.
A parceria entre as estilistas volta nesta edição, pois, segundo elas, não se pode mexer em time que está ganhando. E complementam dizendo que, em 2025, pretendem levar um pouco da raiz de cada uma para a passarela, ou seja, Luiz Gonzaga da pernambucana Simone Marinho e MC Marcinho da carioca Daniele Tavares. Uma mistura que promete vir com muito estilo!
Comments