top of page
Buscar

Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva

  • Foto do escritor: Heloisa Rocha
    Heloisa Rocha
  • 26 de mai.
  • 3 min de leitura

Concurso integra a programação da edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro.


Há seis pessoas na imagem, sendo que são cinco mulheres e um homem e, do total, uma está sentada em uma cadeira de rodas e outra utiliza uma prótese na perna, que é evidenciada através da fenda da saia. O homem é Eduardo Alves que está na ponta do lado esquerdo da tela e usando uma camisa laranja de mangas compridas com uma saia comprida de cor escura. Ao seu lado está Luane Sales, que usa uma camisa jeans com uma saia comprida de retalhos e sapatos vermelhos de salto. Ao lado direito deles estão as modelos com os "looks" vencedores do Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva e, na ponta direita da imagem, está a estilista que conquistou a terceira posição. Ela segura a mão da sua modelo e está com os olhos fechado e, além disso, usa um vestido longo de mangas compridas e estampa de tigre com o fundo rosa e branco. Atrás deles há um telão azul com as palavras Semana de Moda Inclusiva refletidas em branco.
Idealizadores do Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva posam com os "looks" vencedores da última edição. (Foto: Maurício Costa Junior)

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva, atividade que integra a programação da edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva.


Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 09 de junho e, para isso, é preciso preencher a ficha de inscrição e anexar os trabalhos neste link. Com o objetivo de expandir os horizontes da Semana de Moda Inclusiva, o coordenador geral Eduardo Alves e a diretora executiva Luane Sales explicam que, ademais de internacionalizar o prêmio, a edição deste ano terá o dobro de espaço, oferecendo mais estrutura e um número maior de expositores. Além disso, os três primeiros colocados irão ganhar uma máquina de costura doméstica e tecido da Cedro Têxtil, sendo 20 metros para o 3º lugar, 30 metros para o 2º lugar e 50 metros para o 1º lugar.


Marcada para acontecer nos dias 20 e 21 de setembro, a edição 2025 da Semana de Moda Inclusiva contará com uma programação diversificada, a exemplo da oficina de adaptação de roupas na Apae de Campo Grande para mães e cuidadores e da Oficina Pigmentação da Resistência com a artista plástica indígena e com deficiência Sol Terena aos estudantes da Associação Juliano Varela, que atua na defesa e na garantia dos direitos e do atendimento da pessoa com deficiência intelectual.


Por meio de desfiles, palestras e workshops, a Semana de Moda Inclusiva tem tido um papel importante na promoção da inclusão e da diversidade da moda sul-mato-grossense, especialmente por disseminar a importância da representatividade e do respeito à diversidade. Prova disso é que os idealizadores do projeto Bocaiuva Moda Inclusiva têm notado um aumento da participação de modelos com deficiência em desfiles de festivais culturais do Mato Grosso do Sul - estado em que a Semana de Moda Inclusiva é realizada - e de políticas públicas em editais de cultura destinados à moda, onde há uma categoria específica para a moda inclusiva.


Modelo sentada em uma cadeira de rodas desfila em uma passarela de piso escuro e composto por piso tátil amarelo no meio. Sorrindo sem mostrar os dentes e com as duas mãos próximas das rodas da cadeira, ela usa calça e colete jeans com uma regata branca por baixo e tênis branco. Ela é uma mulher magra, de pele parda e possui cabelos lisos, longos e escuros, que estão presos em um rabo de cavalo e com algumas mechas soltas na frente. O fundo da imagem é um telão com as seguintes frase refletida em branco: Semana de Moda Inclusiva, transformando moda em inclusão!
Modelo criado por Simone Marinho e Daniele Tavares. (Foto: Maurício Costa Junior)

Além de impulsionar a moda inclusiva sul-mato-grossense, o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva tem sido um marco na carreira de muitos estilistas brasileiros, a exemplo de Simone Marinho e Daniele Tavares - vencedoras da edição do ano passado.


Composto por um conjunto de calça, regata e colete, o modelo campeão foi pensado na dificuldade que as pessoas com mobilidade reduzida tem em vestir o jeans. Assim, as estilistas elaboraram uma calça cargo de tecido maleável com bolsos funcionais para acomodar a sonda ou os pertences de quem tem fraqueza muscular. Além disso, a peça conta com dois zíperes destacáveis e argolas, facilitando o ato de vestir. Já o colete possui um capuz para proteger a pessoa da chuva e bolsos frontais com fechamento em tiras de velcro, destinado a quem não tem coordenação motora fina. E, finalmente, a regata dispõe de aberturas tanto na lateral quanto nas alças, oferecendo conforto e autonomia a quem tem pouca mobilidade nos braços e no tronco.


Sobre a conquista, Simone Marinho e Daniele Tavares garantem que a classificação em primeiro lugar reforçou ainda mais a a ideia de que estão no caminho certo. E ainda afirmam que o Prêmio Bocaiuva Moda Inclusiva está comprometido em fazer a diferença e levar o segmento da moda inclusiva com mais força a outros espaços, tornando a inclusão na indústria da moda como algo natural e de grande relevância.


A parceria entre as estilistas volta nesta edição, pois, segundo elas, não se pode mexer em time que está ganhando. E complementam dizendo que, em 2025, pretendem levar um pouco da raiz de cada uma para a passarela, ou seja, Luiz Gonzaga da pernambucana Simone Marinho e MC Marcinho da carioca Daniele Tavares. Uma mistura que promete vir com muito estilo!


Comments


Moda Em Rodas

  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook
  • X

©2023 por Moda Em Rodas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page