Evento acontece em Campo Grande (MS) e promete agitar estilistas de todo o Brasil.
Entre os dias 16 a 21 de setembro de 2024, a cidade de Campo Grande (MS) sediará a primeira edição da Semana de Moda Inclusiva, evento realizado pelo projeto Bocaiuva Moda Inclusiva e que será composto por inúmeras atividades, incluindo um talk show comandado pela jornalista Heloisa Rocha, idealizadora do Moda Em Rodas.
De acordo com a sócia-fundadora do projeto Luane Sales, a Semana de Moda Inclusiva tem o intuito de ampliar a discussão e a conscientização sobre a importância da inclusão na moda; além de proporcionar um espaço de visibilidade e representatividades no cenário fashion para a população campo-grandense com deficiência. Nesse sentido, ela ressalta que a programação foi pensada para incentivar a indústria da moda e, também, estilistas, estudantes e marcas autorais a adotarem práticas mais inclusivas e acessíveis e, ainda, criar um ambiente de aprendizado e troca de experiência entre os participantes.
Objetivos que, inclusive, definem aquilo que os idealizadores do Bocaiuva Moda Inclusiva acreditam, ou seja, a de que a educação é o caminho para qualquer empreitada de sucesso. E, por este motivo, Luane Sales diz que, após o término da Semana de Moda Inclusiva, almeja disseminar boas práticas e reflexões sobre moda inclusiva e, também, inspirar e capacitar designers, estilistas e estudantes a adotarem uma abordagem mais consciente e empática em seus trabalhos, contribuindo, dessa maneira, para a construção de um cenário mais igualitário e acolhedor na indústria da moda.
Entretanto, Luane Sales e Eduardo Alves - idealizadores do Bocaiuva Moda Inclusiva - enfrentaram alguns obstáculos para viabilizar a Semana de Moda Inclusiva, como a falta de apoio e visibilidade da indústria da moda tradicional, a busca por patrocinadores e parceiros dispostos em investir numa iniciativa diferente do convencional e a dificuldade na divulgação. E, de acordo com Luane Sales, a resistência e o desinteresse em adotar práticas mais inclusivas ocorrem pela falta de educação e informação sobre o tema e, para superar essas barreiras, é preciso um esforço contínuo de conscientização, diálogo e colaboração entre estilistas, designers e ativistas de moda inclusiva.
Com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Governo de Mato Grosso do Sul, a primeira edição da Semana de Moda Inclusiva conta com apoio institucional do Instituto Fashion Revolution Brasil e da República das Arteiras. Além disso, o evento tem recebido a parceria e a consultoria da Associação de Mulheres com Deficiência de MS e produção de Antônio Osmanio e Karla Valasco.
Quem quiser participar ou obter mais informações sobre a Semana de Moda Inclusiva, Luane Sales orienta a entrar em contato pelo perfil do projeto no Instagram (clique aqui) ou pelo e-mail bocaiuvamodainclusiva@gmail.com e, por aqui, é possível conferir os detalhes da programação.
Commenti