top of page
  • Foto do escritorHeloisa Rocha

Moda Eficiente

Protagonizado por pessoas com deficiência, desfile de moda inclusiva acontece nesta sexta.


Nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h00, acontece mais uma edição do Moda Eficiente, desfile de moda inclusiva protagonizado por pessoas com deficiência da cidade de Avaré, em São Paulo. Organizado pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Avaré, o evento conta com o apoio da Lunelli, que, por meio do Programa Jovem Aprendiz, confeccionou as roupas que serão apresentadas por 28 modelos.

Em um ambiente composto por paredes e piso preto, uma mulher empurra um menino em uma cadeira de rodas sobre um tapete vermelho e, dos dois lados, há pessoas sentadas filmando e aplaudindo eles. O menino de pele branca e cabelos escuros e curtos veste uma blusa branca de mangas curtas e, por baixo dela, uma blusa preta de mangas compridas, calça preta e tênis preto com o solado branco. A mulher que o empurra usa um vestido azul de alça e possui pele branca e cabelos lisos, na altura dos ombros e de cor castanho. Atrás deles há um painel marrom com uma asa desenhada em branco e, de cada lado, um manequim.
Foto: Bruno Loureiro / Divulgação

De acordo com a secretária da pasta Josana Souza Carlos, a proposta do Moda Eficiente é, além de promover o protagonismo das pessoas com deficiência, provocar uma reflexão junto à sociedade sobre a importância de determinados corpos que a indústria ainda costuma ignorar. Ela ainda complementa dizendo que a moda inclusiva é um segmento da moda que busca praticidade, funcionalidade e inclusão e que o desfile em questão é, para a secretaria, uma forma de representar essa população em um mercado marcado por estereótipos.


Josana Souza Carlos explica que, graças ao apoio da Lunelli, a missão de representar as pessoas com deficiência no segmento da moda está sendo cumprida, mas a ideia é que mais empresas participem tanto do evento quanto de ações inclusivas de forma permanente.

Sentado em uma cadeira de rodas, um menino desfila em um palco composto por um tapete vermelho e, ao fundo, há uma plateia que está sentada o aplaudindo. O modelo usa chapéu de caubói branco e tênis marrom e veste calça jeans e uma camisa de mangas curtas com fundo preto e estampa de folhas verdes e pássaros amarelos. Na foto, ele sorri sem mostrar os dentes e, com as mãos segurando as rodas da cadeira, fica parado no palco mostrando o look. Ele possui pele clara, olhos castanhos e cabelos escuros e curtos.
Foto: Bruno Loureiro / Divulgação

Por falar em iniciativas inclusivas, o gerente industrial da empresa apoiadora, Douglas Carrião Canhan, cita a Alakazoo como sendo uma marca da Lunelli que trabalha com a inclusão através da coleção Moda Para Todos, composta por pijamas infantis com aplicações de abre e fecha, texturas e escritas em braile. Segundo ele, a ideia é de que as peças contribuam com a conscientização das crianças em relação às diferenças e, também, contemplem as diferentes formas de aprender por meio da estimulação da linguagem, do desenvolvimento motor, do raciocínio e da criatividade.


Douglas Carrião Canhan ainda conta que, inicialmente, o apoio da Lunelli no evento era feito por meio de doações de peças, malhas e tecidos, mas que, posteriormente, decidiram participar de forma mais efetiva. Assim, veio a ideia de convidar a turma do Projeto Jovem Aprendiz para confeccionar as roupas que seriam apresentadas.

O convite foi uma forma de desafiar a turma tanto no desenvolvimento das técnicas de costura quanto no exercício do engajamento para o voluntariado e o apoio à causa das pessoas com deficiência.

Para o gerente industrial da Lunelli, o envolvimento dos alunos com os modelos com deficiência contribui para a formação profissional e técnica desses jovens. Assim, ele garante que tal apoio colabora diretamente com a missão da empresa, ou seja, a de melhorar a vida das pessoas através de oportunidades, produtos e serviços.


Moda Eficiente é um evento aberto ao público e acontece no Espaço Palazzo Garibaldi, localizado na Rua Donguinha Mercadante, 340, Jardim Paineiras - Avaré (SP). Para mais informações, envie um e-mail para smdpd@avare.sp.gov.br ou ligue para (14) 3732-8844.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page