top of page
  • Foto do escritorHeloisa Rocha

Veste Fácil Inclusiva

Conheça a marca que acredita que, com algumas adaptações, todos podem tudo!


A leonina Daniele Tavares nasceu com Charcot-Marie-Tooth (CMT), condição degenerativa e hereditária que tem como principais características fraqueza e atrofia muscular, dificuldades de equilíbrio e coordenação, deformidades ósseas e articulares, problemas com reflexos tendinosos e alterações sensoriais. Após ser diagnosticada com Covid-19, o quadro físico da jovem se agravou e atividades cotidianas, como o ato de se vestir, se tornaram mais dificultosas.

Sentada em uma cadeira de rodas e usando a camisa que criou, Daniele está sorrindo com o rosto virado para o lado direito e, além disso, segura, com os dedos das duas mãos, os ganchos da peça, mostrando como é possível abri-la. Além disso, ela veste por baixo uma regata preta e uma calça vinho. O fundo da imagem é muro branco com algumas plantas. Daniele é uma mulher magra de pele parda, olhos cor de mel e cabelos escuros, cacheados e na altura dos ombros.
Daniele Tavares veste a camisa Patty. (Arquivo Pessoal)

Com o intuito de facilitar a própria vida e, também, de outras mulheres com deficiência, Daniele Tavares teve a ideia de aplicar todos os conhecimentos obtidos em um curso de moda e figurino realizado em uma unidade do Senac do Rio de Janeiro para lançar a marca Veste Fácil Inclusiva.


Se trata de um projeto solo e, segundo Daniele, as dificuldades financeira e de locomoção só a permitiram, até o momento, tirar do papel um único modelo: a camisa unissex Patty. A peça possui fechamento em velcro e ganchos na gola e na lateral, que auxiliam a sua colocação.


Além de todas as dificuldade já citadas, a estilista e empreendedora Daniele Tavares conta que buscou cinco profissionais para que a sua criação pudesse ser confeccionada, mas que apenas um se propôs em executá-la. Entretanto, ela garante que possui mais de vinte croquis prontos para se tornarem realidade.


E o futuro? Quando questionada, a criadora do Veste Fácil Inclusiva confessa que sonha com o dia em que suas criações beneficiem as pessoas com deficiência (e seus cuidadores) e que, também, se torne um legado de força, resistência e inclusão.


Se interessou? Escreva para a estilista Daniele Tavares através do e-mail vestfacil.inclusiva@gmail.com ou, se preferir, envie uma mensagem para o WhatsApp (21) 99040-2497 ou pelo perfil @vestefacilinclusiva no Instagram.

232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page