top of page
  • Foto do escritorHeloisa Rocha

Acessórios Inclusivos

Atualizado: 29 de fev.

Grupo Boticário e Mercur desenvolvem itens de beleza para usuários com deficiência que serão distribuídos gratuitamente.


Em parceria com a Mercur, o Grupo Boticário lançou dois acessórios de beleza inclusivos que irão facilitar a usabilidade de produtos por pessoas com limitação motora nos membros inferiores, como deficiência física ou fraqueza muscular.


Imagem dos acessórios inclusivos criados pelo Grupo Boticário e pela Mercur. De um lado, à direita, está a base aderente que possui formato de estrela com as pontas arredondadas e um buraco no meio e, do outro, o engrossador. Os recursos são azuis e possuem a identidade visual das empresas idealizadoras impressas. O fundo da imagem é branco.
Base aderente e engrossador (Grupo Boticário)

Os recursos desenvolvidos foram um engrossador e uma base aderente que, desde o dia 05 de fevereiro, estão sendo oferecidos gratuitamente em cinco lojas de O Boticário e Quem Disse, Berenice?, que estão localizadas em diferentes cidades do país. Por se tratar de uma ação piloto com unidades limitadas, os interessados precisam preencher um cadastro (disponível aqui) e, depois, retirar os acessórios entre os dias 18 a 24 de março de 2024.


O engrossador é um recurso que torna os objetos mais robustos, facilitando a sua pega. E, de acordo com Angélica De Cesaro Jappe, anfitriã de Projetos da Mercur, o acessório possibilita os usuários com dificuldade de preensão palmar a segurarem, de forma confortável e anatômica, os mais diversos objetos. Já a base aderente facilita abertura de diferentes tipos de frascos, promovendo a aderência entre a superfície e o objeto a ser manuseado.


O projeto começou a ser desenvolvido há dois anos e surgiu da vontade do Grupo Boticário em tornar seus produtos mais inclusivos, uma vez que a empresa possui políticas e ações bem claras voltadas à diversidade e à inclusão. A partir daí, a Mercur passou, como parceira, a integrar no processo de elaboração desses acessórios em razão de sua vasta experiência em cocriação de produtos inclusivos.


Em um escritório composto por paredes e persianas brancas, Angélica está sentada em uma cadeira preta e com as duas mãos apoiadas em uma mesa branca, que está repleta de itens de escritório como telefone, laptop, porta lápis, etc. Na foto, ela sorri mostrando os dentes e usa uma camisa branca de mangas compridas sem colarinho, um relógio em um dos pulsos e pequenos brincos dourados com uma pedra branca em formato de gota. Angélica é uma mulher magra de pele branca, olhos escuros e cabelos lisos, abaixo dos ombros e de tom castanho com algumas mechas douradas.
Angélica De Cesaro Jappe (Acervo Interno/Mercur)

Quando questionada sobre as dificuldades encontradas ao longo desse processo de estudo e criação,  Angélica De Cesaro Jappe confessa que a principal barreira foi a distância. Segundo ela, a Mercur fica localizada no interior do Rio Grande do Sul e a equipe gosta de cocriar estando junto das pessoas. Entretanto, o Grupo Boticário se encontra no Paraná. Assim, pela primeira vez, foi realizada uma oficina de cocriação de forma híbrida, ou seja, virtual e presencial ao mesmo tempo.


Angélica De Cesaro Jappe explica que a parceria funcionou da seguinte forma: o time da Mercur se reuniu em seu Laboratório de Inovação Social com profissionais da saúde, pessoas com deficiência e colegas da área de pesquisa e desenvolvimento para cocriar recursos que pudessem auxiliar no uso dos produtos do Grupo Boticário. E, enquanto eles realizavam a oficina presencial em seu espaço, o GB realizou da mesma forma a oficina na DSGN in-house, que foi testado depois pela Comunidade Beleza Livre. Os recursos desenvolvidos surgiram a partir da colheita das duas oficinas.


Sobre a importância desta iniciativa, a anfitriã de Projetos da Mercur finaliza dizendo que a realização de tarefas rotineiras, como higiene e beleza, podem ser desafiadoras para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, mas é possível ajudá-las com a utilização de alguns recursos, como o engrossador e a base aderente.

A divulgação desta ação ajuda a trazer mais luz para o tema da deficiência e mostrar que mais empresas, assim como a Mercur, estão preocupadas e se movimentando em direção a inclusão.

Conforme foi informado no início do texto, os interessados já podem solicitar a retirada gratuita do engrossador e da base aderente e, para isso, é preciso efetuar um cadastro (aqui!) e, através dele, informar a data, a loja, e o horário desejado. Entretanto, é importante reforçar que a pessoa só poderá retirar os itens nas lojas das seguintes localidades: Shopping Castanheira (Belém/PA); Shopping Conjunto Nacional (Brasília/DF); Shopping da Bahia (Salvador/BA); Shopping Boubon (São Paulo/SP); e Shopping Muller (Curitiba/PR). Na ocasião, terapeutas ocupacionais estarão disponíveis recebendo o público para orientações de uso. 💻 Vídeos explicam como usar o engrossador e a base aderente, assista!








Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page