top of page
  • Foto do escritorHeloisa Rocha

Inclusão na Prática

Websérie da Via Voice For Fashion busca ampliar a inclusão e a conscientização de outras marcas e empresas.


Em abril, a Via Voice For Fashion - marca de roupas dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de peças para o consumidor com nanismo - lançou a websérie "Inclusão na Prática", composta por cinco capítulos. A iniciativa recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo via Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia e conta com o apoio da BioMarin, farmacêutica global de biotecnologia.


Atrás de uma pequena mesa redonda com base de vidro está Josi Zurdo, a esquerda, com parte do rosto e do corpo colado com Ana Paula Bernardino e, na imagem, ambas sorriem mostrando os dentes. Josi é uma mulher branca e de cabelos cabelos castanhos escuros abaixo dos ombros e veste um cropped mostarda e uma calça verde. Ana Paula é uma mulher de pele branca e cabelos escuros e usa um conjunto de camisa e saia longa laranja estampada, sendo que a camisa possui mangas compridas e está aberta e, por baixo dela, há uma regata preta. O fundo da imagem é uma sala com paredes pretas e quadros pendurados e, atrás das duas, há um manequim e uma arara. Em cima da mesa há vários materiais de costura, como croquis e fitas métricas.
Josi Zurdo (a esquerda) e Ana Paula Bernardino.

A websérie oferece um guia prático sobre como marcas e empresas podem criar produtos e serviços voltados para as pessoas com deficiência, trazendo como foco o indivíduo com baixa estatura. Segundo a apresentadora e diretora criativa da Via Voice For Fashion, Josi Zurdo, a ideia surgiu em razão do recorrente questionamento acerca dos processos que levaram a criação de sua marca de moda inclusiva.


Lançado semanalmente, os episódios contam com recursos de acessibilidade - legenda, intérprete de Libras e audiodescrição - e tratam sobre os seguintes temas: a responsabilidade do capacitismo no distanciamento das pessoas com deficiência, o uso de tecnologias para a promoção de uma comunicação assertiva com o público-alvo, a importância de se fazer COM e nunca PARA o consumidor com deficiência e a relevância de haver indivíduos na equipe que conhecem (ou vivenciam) as necessidades do cliente. Além de todos esses temas, a websérie traz, no final, os detalhes do processo criativo da Via Voice For Fashion por meio da estilista da marca Ana Paula Bernardino.


Quando questionada sobre os desafios de concretizar a websérie, Josi Zurdo disse que foi o de enxugar os processos com o intuito de deixá-los de uma maneira simples, ou seja, tornando cada ensinamento possível de ser colocado em prática.


Sobre o futuro, Josi Zurdo adianta que vai iniciar no segundo semestre a prospecção de clientes para fora do país, uma vez que a exportação é um plano de médio prazo da marca. Enquanto isso não ocorre, assista os capítulos da websérie "Inclusão na Prática" no perfil do Instagram da Via Voice For Fashion e, também, acompanhe por lá todas as iniciativas já promovidas, como eventos, palestras e criação de novas coleções.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page